Uma criança, de 5 anos, foi encontrada na manhã deste domingo (2) após passar quase 15 horas perdida em uma área rural de Jaú (SP). Enzo Gabriel Fonseca de Oliveira estava com um tio em uma cachoeira e desapareceu no fim da tarde de sábado (1), quando decidiu que queria ir pra casa. “Meu tio dormiu e não acordava. Eu estava falando pra ele, está escurecendo. Mas ele não acordou e tive que continuar”, contou o menino.
Segundo a Polícia Militar e os bombeiros, a criança estava com o tio e mais algumas pessoas nadando em uma cachoeira. “Vim passear com ele e em um descuido que eu dei, ele sumiu. Foi um desespero, entrei na água, achei que ele tinha caído no rio e se afogado”, lembra o tio, Bruno Tiago Fonseca.
saiba mais
Criança encontrada em um velotrol pode ter sido abandonada em rodovia
Bombeiros localizam corpo de menino que se afogou com o pai
Bruno chamou a polícia e não soube explicar como o menino tinha desaparecido, se havia entrado na água ou saído andando sozinho. Os bombeiros chegaram a fazer buscas na água, suspeitando que o menino tivesse se afogado.
O pai da criança, Leonardo Caetano de Oliveira, passou a noite procurando pelo filho. “A hora que eu cheguei lá meu cunhado estava desesperado, não sabia o que falava pra mim. Eu entrei dentro do rio, passei a noite procurando, nem dormi.”
Família se desesperou com o desaparecimento
(Foto: Alexandre Azank / TV TEM)
Na manhã deste domingo (2), a PM de Jaú solicitou o helicóptero Águia para sobrevoar a área, mas não foi preciso, o menino foi achado ao lado de um canavial, em um monte de calcário, a dois quilômetros da cachoeira. Ele havia se perdido e passou a noite coberto com palha de cana-de-açucar para se proteger do frio. “Eu estava cansado e cai no sono bem rápido no meio da cana", conta Enzo.
Aliviada, a mãe só agradece o filho estar vivo e acredita que o irmão tenha aprendido a lição. “Só alegria, comecei a chorar, abraçar. Perdeu e achou, ainda bem. Ele (irmão) falou que criança de ninguém ele vai dar volta”, contou Luana Maiara Fonseca.
Apesar das picadas de insetos, Enzo passou por exames e está bem. O menino já deixou avisado. “Quando meu tio me convidar pra sair, eu não vou, eu vou ficar”, garante.
http://g1.globo.com